quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Espírito Natalino



De onde será que vem este espírito? Será mesmo que ele existe? Fato é que nesse período do ano chamado natalino, nós somos induzidos por varias organizações e instituições a agir com o “espírito natalino”, ou seja, ser solidário, fraterno e amoroso. Sendo assim, aqueles e aquelas que vivem nas ruas mendigando o pão e que ao vermos no dia a dia passávamos ao largo, passa agora a ter nossa atenção e assistencialismo. Assistencialismo esse que mata o sujeito ativo e dá vida a indivíduos dependentes e pobres de espírito.

Que espírito é esse? Um espírito que aparece uma vez por ano e nos comove para doar ao outro uma roupa usada e migalhas da nossa mesa. Que espírito é esse? Que muda uma pessoa má em boa e insensível em sensível em tão pouco tempo para atuar também em tão pouco tempo. O único espírito no qual devemos acreditar, buscar e cativar é O Espírito Santo do Senhor, pois este nos move, nos agita, nos sacode para ver o outro que está momentaneamente necessitado e agir com misericórdia e compaixão. Esse espírito nos transforma e nos faz ser humano, demasiadamente humano.




O Espírito Santo não tem lugar, nem dia e nem hora para atuar. Ele age em todo tempo e o tempo todo em nós e por nós. Bem como, usa a que deseja e como deseja. O Pai, O Filho e O Espírito deseja sentar a mesa com todos e todos os dias celebrar a vida, o nascimento de cada um de seus filhos.

Quanto ao famigerado espírito natalino, o desprezemos porque ele é hipócrita e exala o espírito do capitalismo, ou seja, da desigualdade social e da injustiça social.

Pr. Genivaldo Alves Gomes Júnior
(Pastor da 1ª Igreja Batista Dois Irmãos (Sítio dos Pintos). Professor e Psicólogo Clínico)

Decepções, como vencer?







João 11.32 “Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe : Senhor, se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” Quem nunca teve uma decepção? Acredito que você, que está lendo este Bate Papo do Céu lembrou de algumas decepções, com os melhores amigos, parentes, irmãos em Cristo e com outras pessoas. Mas o que é decepção? Decepção é desilusão, engano. Quando você é enganado ou desiludido por qualquer situação que você não esperava, o desespero a tristeza bate no seu coração. A pergunta que vem em primeiro lugar em nossa mente é:

- Como pode acontecer isto comigo?

- Como aquela pessoa pode ter a coragem de tomar esta atitude?




A vida é cheia de decepções. No casamento, na vida profissional, na amizade de muitos anos, naqueles que consideramos irmãos para qualquer situação, em todas as pessoas e nas melhores famílias a decepção pode pregar um susto. No entanto, no mundo em que vivemos, as pessoas para esquecerem as suas decepções partem para outras atitudes que de vez ajudar, trazem outros problemas. Alguém pode ir para a bebida por causa do casamento desfeito, que por muitas das vezes, se você for encontrar o que ocasionou a separação, encontraremos problemas fúteis e que poderiam ser resolvidos com facilidade.

O que não dizer de outros decepcionados com a vida são levados as drogas, para o vício, para as baladas da noite e por que não dizer no suicido! Os consultórios de análise de comportamentos estão cheios de pessoas desorientadas por uma decepção, os divãs estão sendo usados com mais freqüência, os livros de auto-ajuda estão sumindo das prateleiras e estão sendo lidos por pessoas que perderam os seus sonhos, os seus palácios desmoronou, por pessoas frustradas e enganadas pelos seus ideais.

SERÁ QUE ENCONTRAMOS PESSOAS DECEPCIONADAS NA BÍBLIA?
No livro de Marcos encontramos um pai decepcionado porque os discípulos não puderam resolver o seu problema. Marcos 9v. 17-18 E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. No livro de João encontramos um homem que estava enfermo há 38 anos e a única maneira que ele encontrava era mergulhar em um poço chamado Betesda quando o anjo movimentava a água, mas ele ra paralítico e não tinha ninguém que poderia ajuda-lo. João 5 v.2-7

Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressacados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Dois tipos de decepção que com certeza muitos estão tendo por ai. Eu não sei o que você está passando, qual decepção você tem experimentado, mas estas duas histórias começaram desta forma, com as decepções, mas elas terminam como a sua história pode terminar também! Existe uma maneira de vencer as decepções!




VENCENDO AS DECEPÇÕES
Você pode vencer as decepções da vida . O primeiro caso terminou assim: Marcos 9v. 17-27 E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-lo. E trouxera-lo; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que se você está decepcionado com qualquer situação, procure ir a alguém que pode resolver o seu problema e curar esta ferida que foi feita na sua alma. Não confie em homens! Não confie na força do poder humano! Só Jesus pode passar um balsamo nesta situação em que você vive.

Jesus sempre terá uma palavra de conforto, carinho e de encorajamento para você: O primeiro passo para vencer as decepções é ir a Jesus. Pois ele é o caminho para Deus, o intermediário entre Deus e os homens, Ele é a verdade que você precisa e a Vida, uma vida abundante e não angustiada. E a primeira palavra que Jesus deu a este homem foi: E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Você crê que Jesus pode resolver os seus problemas e curar a ferida da decepção? Se você crer, você verá o que Deus pode fazer por você! Crer é ter fé! Porque eu preciso ter fé? Hebreus 11v. 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Não podemos agradar a Deus sem a Fé. Deus toma as atitudes necessárias quando acreditamos no seu agir, no seu trabalhar. Se você não tem fé ou está em uma situação que até a Fé tem sido difícil em sua vida, faça como o pai deste menino! Peça a Deus para ajudar em sua incredulidade! “Logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade”. Quem sabe as lágrimas estão deixando os seus olhos espirituais embaçados e por isso a fé não está brotando no seu coração, pois se você está com os olhos da alma embaçados, você não vai conseguir ler a palavra de Deus. Quem sabe as decepções da vida deixaram os seus ouvidos espirituais tampados e você não consegue ouvir a voz de Deus!

A única maneira de acrescentar a nossa fé ou buscar mais fé é lendo ou ouvindo a Palavra de Deus! Romanos 10v. 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. E se você faz tempo que não ouve a palavra de Deus, eu quero colocar aqui o que ela diz para você neste momento:Você não foi o único que se decepcionou com os amigos mais chegados , Jô também passou por isso . Os homens podem desampara você, Jô passou por isso, veja o seu desabafo No cap. 19 v.13-19. Pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos se apartaram de mim. Os meus parentes me deixaram, e os meus conhecidos se esqueceram de mim. Os meus domésticos e as minhas servas me reputaram como um estranho, e vim a ser um estrangeiro aos seus olhos. Chamei a meu criado, e ele não me respondeu; cheguei a suplicar-lhe com a minha própria boca.

O meu hálito se fez estranho à minha mulher; tanto que supliquei o interesse dos filhos do meu corpo. Até os pequeninos me desprezam, e, levantando-me eu, falam contra mim. Todos os homens da minha confidência me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Se os teus parentes te desampararam, o Senhor não desampara você em nenhum momento! Salmos 9 v. 9-10 O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam. Salmos 27.10. Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

Quer maior decepção que um amigo mais chegado ou um parente deixar você na hora mais difícil da sua vida ! Mesmo que isto aconteça, Deus não irá te desamparar. Deus ainda tem palavras de animo para sua vida! II Corintios 4v. 8-9. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Você pode estar em tribulação, mas esta tribulação não vai angustiar o seu coração por muito tempo, porque o seu choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! Você pode estar perplexo (a), mas você não vai ficar desanimado, pois o Senhor te sustenta com sal mão forte1 Você pode estar sendo perseguido, mas você não está desamparado, pois o Senhor está com você e irá pelejar por sua causa ! Você pode estar abatido (a), mas não destruído (a), porque Somos mais vitoriosos no nome de Jesus Cristo .

Situações de decepção podem chegar em nosso dia a dia , mas o Amor de Cristo chegou antes que você fosse formado (a) no ventre de sua mãe! O segundo caso, Jesus faz uma pergunta para o paralítico, pois Jesus sabia muito bem o que aquele homem queria, mas Ele gostaria de ouvir da sua boca. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. É interessante que o homem ainda não tinha entendido a pergunta, pois Jesus tinha perguntado se ele queria ser curado! Porque Jesus perguntou para um paralítico se ele queria ser curado? Você pode estar pensando : Mas é obvio que ele queria! Deus espera esta atitude de você também!

Quem sabe você está angustiado por algum problema, mas quando é para decidir, você decide que Deus resolva outros em primeiro lugar ! Podemos dizer que Jesus sabia que o homem também não tinha entendido que ele seria curado pelas mãos do mestre, e por isso, frisou bem aquela situação para que depois que ele fosse curado, pudesse entender que foi Jesus que o curou! Como esta situação acabou? Vamos lembrar : João 5 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. Jesus quer que você saiba que Ele pode fazer algo por você, mas diga a ele o que você quer que Ele faça! Se for possível, tome algumas decisões neste momento :




1- Fale com Deus em nome de Jesus .

2- Conte o seu problema ou decepção como você contaria a um amigo ou amiga. Abra o seu coração .

3- Diga o que você gostaria de que fosse feito, mas peça que a decisão sempre esteja debaixo da vontade do PAI.
4- Tenha fé que Deus vai cuidar dos seus problemas e decepções
5- Depois descanse no Senhor. Jesus te ama e não vai de desamparar ! Lembre de seu amigo mais chegado que um irmão. Deus te abençoe.




Pr. Alexandre Farias

www.melodia.com.br


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Idolatria, Igreja, Vida

Idolatria, Igreja, Vida.

“No que se referem às coisas sacrificas a ídolos, reconhecemos que todos senhores do saber.
“O saber ensoberbece, mas o amor edifica” (1 Co. 8.1).


A idolatria permeava cada parte da vida Greco romana. Os Coríntios se ensoberbecem e achavam desnecessário orientação por parte de outros, por isso o Apóstolo Paulo escreve
(I Co 8:2)- “ se alguém julga saber alguma coisa, com efeito não aprendeu ainda como convém
Saber”

A ligação deste texto está com o verso 13 quando a advertência é – “o meu saber, a minha cultura tem que está submissa ao meu amor ao irmão em cristo, que pode ter o mesmo discernimento que eu e por isso pode cair em pecado ou escandalizar e fracassar na fé.
O saber “pode” me tornar arrogante, mas o amor me torna compassivo.


No verso 9, a preocupação do Apóstolo Paulo não é quanto tenho liberdade para fazer o que quiser, mas o quanto posso aproveitar para ser benção na vida do irmão (a) em Cristo.
Literalmente diz o texto- “vinde, porém, que esta vossa liberdade não venha de algum modo
A ser tropeço para os fracos.

No verso a orientação é que quem está em posição de destaque ou liderança, (avalie bem cada atitude porque influenciará com certeza na vida dos novos convertidos. O cristianismo tem espelho, e nos os maduros na fé, somos o espelho para os mais novos.

Paulo usa ironicamente no verso 10 a palavra “induzida”, quando escreve a atitude de alguém conhecedor das verdades centrais da palavra de Deus perante um novato da fé ou um fraco na fé. A preocupação é que um comportamento de um crente maduro pode se constituir num Átibe para o pecado.

Rm. 14:1- “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.”
Rm. 15:1- “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos.”


Concluindo sua visão do que se deve fazer no relacionamento com os fracos e débeis na fé,
Paula afirma: - Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”. (I Co. 9:22)


Uma verdade ensinada pelo Apóstolo Paula é que ser ou não tropeço é questão de decisão.

Nós assumimos que não vamos dificultar a vida cristã de nenhum irmão e passamos a tomar cuidado com nossas atitudes e comportamento. Assim Paulo ensina em Rm. 14:13 – “Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, Tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.

A decisão de não ser tropeço central do Apóstolo Paulo encontra-se em I Ts. 5:14 – “Exortemos-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos, e sejais longânimos, para com todos.”

Assim, Aprendemos que a vida cristã muitas vezes exige de nós renúncia em favor de irmãos(as) que por u pequeno detalhe ou atitude podem se atrapalhar na fé.

Nossa vida tem como – objetivo edificar, por isso (I Co. 3:10) – “Cada um veja como edifica”; pois assim (I Ts 5:11) “Edificai-vos reciprocamente”.

Rev. Carlos Alberto Gomes de Melo

Textro Extraido do Boletim da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem, Ano XXXIV-, 30 de novembro, 2008